29 Maio 2015      16:34

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ÉVORAWINE, UMA EXPERIÊNCIA SOFISTICADA

A ideia nasceu fora do país mas entre alentejanos e da melhor maneira, à mesa. Falamos do ÉvoraWine e dos dois irmãos por detrás dela, Nuno e João Prazeres que são proprietários da maior empresa de publicidade do Alentejo, a PubliPlanície, e  há duas décadas que insistem na ideia que "vale a pena investir no Alentejo".

Mesmo em cima do arranque da segunda edição do ÉvoraWine e durante os acertos dos últimos detalhes tivemos oportunidade de conversar com Nuno Prazeres, que nos explicou como foi desenvolver o conceito, de que forma ele evoluiu para este ano e com o que podemos contar daqui em diante. O ÉvoraWine é Made in Alentejo.


Tribuna Alentejo: Um evento com esta dimensão envolve sempre muitas vontades e energias. Como foi criar e levantar esta ideia?

Nuno Prazeres: A ideia do evento surgiu num jantar informal em Barcelona em conversa com o meu irmão João. Na verdade não tivemos muitas dificuldades, pois acreditámos sempre que este era um projeto para lavar a bom porto! Além disso tivemos a ajuda das pessoas do meio, de empresas e das instituições locais. O EvoraWine conta com a colaboração de toda a equipa da Publiplanicie, para o desenvolvimento de todo o trabalho desde a criação até à produção, conta ainda com o consultor da empresa Noragreen, o Sr. Reto Jorg.

Tribuna Alentejo: Tendo em conta que esta será a 2ª edição, qual a evolução desta em relação à 1ª edição?

Nuno Prazeres: A evolução da 1ª edição para a 2ª está no aumento do numero de produtores, cerca de 40% mais, e na diversidade do programa de atividades e animação.
Este ano o programa de atividades está preenchido com cursos de iniciação, avançado e Teste os seus sentidos, showcookings e workshop de corte de presunto. A animação vai contar com um grupo ao vivo e um DJ.


Tribuna Alentejo: Porque motivo uma empresa ligada à publicidade sentiu necessidade de organizar um evento com este perfil?

Nuno Prazeres: A Publiplanicie sempre teve como objetivo estar presente em vários mercados, não se cingindo apenas à publicidade. Este foi um desafio que resolvemos abraçar com a ajuda dos demais parceiros. De realçar que temos vários clientes neste sector económico o que facilitou ainda mais os contactos.

Tribuna Alentejo: O evento no fundo dá a conhecer aos alentejanos os melhores vinhos alentejanos e ao que sabemos tem muita procura. Como identificaram esta necessidade?
Nuno Prazeres: Os vinhos alentejanos são realmente uns excelentes néctares, nós acreditamos na nossa região e no desenvolvimento da nossa cidade. Como sabemos da dificuldade, principalmente das adegas mais pequenas, em dar a conhecer o seu produto, promovemos esta mostra.

Tribuna Alentejo: Sabemos que o segredo é a alma do negócio, ou já não será bem assim, mas é possível saber se o evento é auto sustentável, e como o conseguem?
Nuno Prazeres: O 1º ano do evento foi um investimento, isto é uma aposta. Mas foi uma aposta ganha e por isso este ano tivemos a presença de todos os produtores do ano anterior e 10 novos, além disso os patrocínios também aumentaram o que possibilitou que o orçamento ficasse equilibrado.

 

Tribuna Alentejo: E as expectativas?
Nuno Prazeres: As expetativas são altas, com mais produtores, mais atividades e com certeza mais visitantes. E claro que já estamos a pensar na 3ª, 4ª, ... edições do EvoraWine.