16 Novembro 2015      09:39

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ÉVORA RECEBE CONFERÊNCIA EUROPEIA DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA

O X Fórum do Projeto Europeu LLL-HUB e o III Seminário do projeto europeu Enablin+ vai realizar-se em Évora nos dias 2 e 3 de dezembro.

A decorrer no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, esta é uma organização do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora e que tem por objetivo contribuir para o aprofundamento de temáticas associadas a ALV em Portugal e na Europa, focalizando grupos específicos e os desafios à sua inclusão; partilhar as estratégias de intervenção no desenvolvimento, formação e certificação da aprendizagem ao longo da vida; estabelecer uma agenda de investigação e formação na área e consolidar as redes de profissionais, empresas e instituições nacionais e internacionais na área.

Entre os oradores e participantes estarão nomes como: Gonçalo Xufre (ANQEP), Audrey Frith (EUCIS), Etelberto Costa (LLL-HUB); Adelinda Candeias (ENABLIN+) ou Konrad Reschke (Universidade de Leipzig, Alemanha).

A Rede Nacional Learning Working Group é uma rede de parceiros de desenvolvimento - constituída por entidades públicas e particulares - com o propósito de estimular a aprendizagem permanente e que pretende implementar iniciativas e dinamizar boas práticas de acesso a saberes centrados em resultados e resolução de problemas.

O projeto Lifelong Learning Hub (Hub-LLL) reúne dez parceiros de oito países europeus que representam entidades públicas, organizações da sociedade civil, câmaras de comércio e instituições educativas e visa promover, pela Europa, um significado partilhado sobre a aprendizagem ao longo da vida, incentivando a cooperação entre sectores e o diálogo sobre a agenda europeia a nível nacional e regional.

O projeto ENABLIN + foi lançado no início do ano passado e é um projeto europeu de cooperação multilateral no domínio da formação profissional – inserido no Programa LEONARDO de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Comissão Europeia, cujo objetivo é contribuir para que as crianças e jovens com necessidades de apoio complexas e intensas, e as pessoas que os apoiam, participem mais ativamente na vida quotidiana, na família, na escola, e noutras formas de vida da comunidade.

 

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