19 Março 2015      12:26

Está aqui

Évora: Alunos de Ciência Política debatem com os autarcas

Durante cerca de duas horas, alunos da disciplina de Ciência Política do 12º ano da Escola Secundária Severim de Faria, aprofundaram os seus conhecimentos sobre o poder Local na câmara municipal de Évora.

Os alunos acompanhados pelo professor João Simas, puderam ao longo desse tempo colocar questões aos autarcas eleitos com pelouros atribuídos. Os alunos fizeram questões sobre desporto, cultura, Feira de S. João, centros comerciais e até municipalização dos serviços.

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá explicou em traços gerais a evolução do Poder Local ao longo da história. Falou das atribuições e competências camarárias e também do trabalho realizado. A descentralização de competências da administração central para a local e a autonomia do Poder local foram outras questões focadas. 

"É importantíssimo conhecer as situações em concreto, não basta falar nas aulas sobre as autarquias, é bom este contato direto com a própria instituição; vir aqui leva as pessoas a pensar de outra maneira, a pensar que é possível participar melhor ainda", comentou o professor João Simas após o encontro.

Já para Carlos Pinto de Sá "Alguém disse que o Poder Local é uma escola de democracia e julgo que essa associação é cada vez mais importante, daí que uma das nossas apostas seja a participação dos cidadãos no sentido de se perceber que a política é de todos e tem consequências sobre todos; quando nos afastamos por razões variadas, isso significa na prática que estamos a deixar aos outros decisões que têm a ver com a nossa vida". Mostrou-se ainda muito satisfeito com esta iniciativa, salientando a qualidade das questões colocadas e também a atenção e preocupações manifestadas pelos alunos quanto ao que se passa em Évora. Destacou ainda a importância dos jovens sentirem o poder como algo acessível, relacionado com a sua vida e sobretudo de sentirem que as suas questões são consideradas.

Foto Câmara Muncipal de Évora