21 Novembro 2015      10:43

Está aqui

ÁGUAS PÚBLICAS DO ALENTEJO INVESTE 34,8ME

Até 2020, a Águas Públicas do Alentejo (AgdA) - responsável pela recolha e tratamento de águas residuais urbanas em 21 municípios da região -vai investir 34,8 milhões de euros –com apoios comunitários - em vários concelhos, dando assim continuidade ao plano de investimentos na área do saneamento de águas residuais.

Entre os projetos estão a a nova ETAR de Montemor-o-Novo (Évora) e a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Beja e que, segundo fonte da AgdA, contatada pela Lusa, “vai tratar todos os efluentes da cidade de Beja, encaminhando-os para a Bacia do Guadiana e permitindo desativar a ETAR da Bacia do Sado”.

A AgdA, criada em 2010, integra 14 municípios do distrito de Beja, quatro do distrito de Évora e três do distrito de Setúbal e é a empresa faz a recolha e tratamento de águas residuais urbanas nestes 21 municípios através de 96 ETAR, 25 estações elevatórias e 116 quilómetros de coletores.

Ao longo destes cinco anos, a empresa diz já ter investido cerca 30 milhões de euros, com financiamento do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), com uma atenção especial nos investimentos na área do saneamento de águas residuais.

A AgdA resulta de uma parceria pública, e tem como acionistas o Estado, através da Águas de Portugal, que detém 51%, e os municípios, aos quais cabem os restantes 49%.

 

Imagem daqui