Está aqui

Artigos publicados

UM FUNDO PARA O INVESTIMENTO SOCIAL NO ALENTEJO

Várias ideias, projetos e iniciativas de muitos empreendedores e organizações, com relevante impacto social, ficam aquém de todo o seu potencial por ausência de financiamento em fases determinantes para o seu desenvolvimento.

Muitos destes projetos poderiam mudar, verdadeiramente, a vida de muitas pessoas e suas famílias, poderiam realmente fazer a diferença que importa, podiam contribuir decisivamente para solucionar problemas sociais graves e negligenciados.

INOVAÇÃO SOCIAL EM PORTUGAL: 4 GRANDES TENDÊNCIAS PARA 2017

Quanto maior é a velocidade a que o tempo corre, tanto mais difícil se torna imaginar claramente o futuro. Este nunca foi tão incerto como atualmente!” (in Dicionário do Futuro, Norbert Borrmann, 2005)   

Apesar do futuro ser hoje, como já dizia Norbert Borrmann em 2005, tão (ou ainda mais) incerto, atrevo-me, com base na minha experiência pessoal e profissional, a apresentar 4 tendências no âmbito do empreendedorismo e inovação social que me parecem ser, relativamente, certas!

DEFICIÊNCIA, TALENTO E O PODER DA INOVAÇÃO SOCIAL!

Apesar de qualidades fantásticas e de características especiais, a sociedade ainda não se desabituou de olhar para as pessoas portadoras de deficiência ou com doença mental como pessoas limitadas, menos capazes e para todo o sempre dependentes das ditas “pessoas normais”. A limitação em alguns campos leva a que pessoas com deficiência desenvolvam extraordinárias capacidades para suprir essa deficiência, verdadeiros talentos, que poderão ser determinantes para a sua plena inclusão social.

COOPERAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL: A EXTREMADURA AQUI TÃO PERTO

Cooperação, Empreendedorismo e Inovação Social: a Extremadura aqui tão perto…!

 

Antes de mais, uma declaração de interesses, ou, como é usual dizer agora, um disclaimer. Aqui vai: sou um apaixonado por Espanha e, mais particularmente, pela Extremadura espanhola.

UM STARTUP NEIGHBORHOOD PARA ÉVORA

O empreendedorismo está definitivamente na ordem do dia da sociedade portuguesa, e ainda bem! Este movimento - que congrega paixão, conhecimento, iniciativa, resiliência e transformação, que cria valor e promove a autorrealização do individuo, que oferece a resposta a muitos problemas societais e/ou supre simplesmente necessidades de mercado,- veio para ficar também na nossa região.

SOCIAL INNOVATION? YES WE CAN MR. PRESIDENT!

Estamos no final do 2.º mandato do Presidente Barack Obama, o primeiro Presidente afro-americano na Casa Branca, que ganhou as suas primeiras eleições presidenciais, em 2008, com uma campanha eleitoral marcada com a célebre frase Yes, we can!

Com esta frase, Obama relançava a ideia de que seria possível mudar muita coisa na sociedade americana, nomeadamente relançar a economia, acabar com a guerra no Iraque, dar voz às minorias étnicas e raciais, promover a igualdade de género, democratizar o sistema de saúde pública, enfim, tornar socialmente mais justo e coeso aquele país.

EDULOG - UM INSTRUMENTO PODEROSO QUE É PRECISO APROVEITAR

O EDULOG é um instrumento poderoso que Portugal tem de poder e saber aproveitar!

No passado dia 13 de Abril decorreu no Convento do Beato em Lisboa o lançamento do EDULOG, o think Tank da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, uma iniciativa focada na reflexão, recomendação, medição e análise do sistema educativo nacional.

INOVAÇÃO SOCIAL NO ALENTEJO: TRÊS MARCOS NA SUA HISTÓRIA RECENTE

No início de 2015 o IES – Social Business School apresentava os primeiros dados do Mapa de Inovação e Empreendedorismos Social (MIES), com especial enfoque na região do Norte, Centro e Alentejo.