Está aqui

Artigos publicados

VAI MESMO HAVER BREXIT?

 

Já andamos todos enfadados deste tema, mas a verdade é que ele nos vai acompanhar (sendo otimista!) pelo menos nos próximos dois anos. E como tal, há que habituar as massas à presença deste assunto de forma constante na ordem do dia durante um considerável período de tempo.

UM HOMEM NÃO FAZ UM IMPÉRIO

Quem não se lembra de ouvir a retórica de Donald Trump durante a campanha eleitoral, quer para a nomeação quer para a presidência, e mesmo até durante os primeiros meses na Casa Branca?

OS FILHOS DA DROGA

Hoje o ser humano vive em coexistência com aquilo que será talvez a maior criação da sua história… o espaço cibernético. Um espaço virtual que conecta numa rede informática todos os cantos do mundo, tornando possível fazer viajar informação de Sidney a Lisboa numa questão de segundos, algo que há pouco menos de 70 anos levaria semanas.

O XADREZ DE PUTIN E O FUTURO DA EUROPA...

O xadrez de Putin e o futuro de uma Europa vazia de liderança.

É sabido que a mãe Rússia sempre foi uma excelente produtora de jogadores do mítico jogo de Xadrez, são disso exemplo Anatoly Karpov, Bóris Spassky, Mikhail Botvinnik, e o inevitável Garry Kasparov, que mesmo sendo azeri e não russo, representou igualmente a União Soviética nos campeonatos do mundo de xadrez, e é hoje um dos maiores activistas políticos anti Putin.

GERAÇÃO ERASMUS. ÚNICA SALVAÇÃO POSSÍVEL DE UMA EUROPA...

Geração Erasmus. Única salvação possível de uma Europa em estado de decomposição?

Robert Schuman, Jean Monet, Paul-Henry Spaak, Willem Drees, Konrad Adenauer e Alcide de Gasperi seriam os homens mais desolados de todo o mundo, se porventura voltassem à vida e observassem o estado do projeto que juntos fundaram.

TURQUIA NA UNIÃO EUROPEIA. BOA IDEIA OU NEM TANTO?

Fundada a 29 de Outubro de 1923, a República da Turquia marcou o fim do esgotado Império Otomano que se extinguia ao fim de 623 anos de existência. A derrota na 1ª Guerra Mundial e a pressão dos aliados verificava-se demasiado pesada para um império desgastado pela guerra e pelo tempo. Após 4 anos de uma Guerra Mundial seguida de uma Guerra pela Independência de 3 anos, a chamada Turquia moderna é fundada por Mustafa Kemal Ataturk.

PACTO DE XANGAI, O "NOVO" INIMIGO NATURAL DA NATO

Agiganta-se a cada dia que passa um novo bloco regional internacional. A SCO, sigla para Shanghai Cooperation Organisation, que se traduz para Organização para a Cooperação de Xangai, ou de forma mais simplificada Pacto de Xangai, foi um projecto criado há precisamente 20 anos sob o nome de “Os 5 de Xangai”, nome que viria a ser alterado para o actual aquando da entrada do Uzbequistão na organização, juntando-se aos 5 fundadores China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão.

ESTARÁ A EUROPA CONDENADA À AUTO-DESTRUIÇÃO E AUTO-RECONSTRUÇÃO AD AETERNUM?

É do conhecimento geral que a história, por si, tem tendência a repetir-se, outros preferem dizer que não se repete, mas que rima.

UMA EUROPA ARMADA "ATÉ AOS DENTES"!

ENTRE NAÇÕES

Eu tenho um hobby! É a forma perfeita de começar esta crónica! Esse hobby chama-se viajar, não no sentido literal da palavra pois a viagem em sim, o deslocar de um ponto X a um ponto Y, é algo que é tremendamente chato, enfadonho e cansativo! O meu gosto por viajar é um gosto por descobrir e conhecer. Descobrir e conhecer novos povos, novas culturas, novos hábitos, novos modos de vida diferentes dos meus, e beber do enriquecimento e sabedoria que a interacção com outras culturas nos concede.

PORQUE PRECISAMOS URGENTEMENTE DE SERVIÇOS SECRETOS EUROPEUS?

A Europa como a conhecemos atravessa um período de desafios de calibre elevado. O fluxo de refugiados, o descalabro líbio, o conflito sírio e a proliferação do Daesh a sul, o conflito ucraniano a leste, as pressões russas na fronteira com os Estados bálticos a norte, e a ameaça terrorista interna, constituem neste momento as maiores preocupações na esfera europeia.

Páginas