Está aqui

Empresas

O ALENTEJO ESTÁ A CONSTRUIR A SUA REDE DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS

São uma equipa de apenas 4 pessoas, voluntários empenhados em dar ao Alentejo dados meteorológicos fiáveis e autónomos do IPMA, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, colmatando o que chamam de "falha" no interior do País e que é a "ausência de estações do IPMA". E já ganharam um prémio pelo seu trabalho.

FILIPE GINGÃO, O JOVEM EBORENSE QUE PROMETE

Filipe Gingão, Eborense, tem 21 anos, é estudante na área dos audiovisuais e diz que foi por acaso que descobriu o talento para fotografia. Prefere fotografar as estrelas, mas dedica-se mais a eventos, que significaram o início da sua carreira. Fomos conversar com ele só para ficarmos a saber um pouco mais de como é trabalhar naquilo que se gosta. E concluímos que é um jovem artista a acompanhar. Porque promete.
 

BIXUS MADE IN ALENTEJO

Chama-se Susana Cunha, é natural do Porto, viveu vários anos em Coimbra e vive em Évora há 23. Em 2006 criou a Bixus. E não só, com o objetivo de angariar fundos para esterilizar os animais da Associação Cantinho dos Animais de Évora, que preside desde 2013. Porta-chaves, individuais, bases para copos, carteiras... são apenas alguns dos produtos coloridos que, inspirada na temática animal, Susana cria.

LIGAÇÃO ENTRE SINES E O PANAMÁ REFORÇADA

A empresa MSC - Mediterranean Shipping Company vai estrear em julho um novo serviço a partir de Sines, para tirar partido do recente alargamento no próximo dia 26 de. A MSC que pretende reforçar o segmento da exportação no porto de Sines, juntando-se a mais de duas dezenas de serviços diretos à exportação já disponibilizados por este armador no porto alentejano.

YEBORATH É MADE IN ALENTEJO

Chama-se José Martins, tem 30 anos, é Técnico de Secretariado e encontrava-se desempregado quando decidiu agarrar a oportunidade de dar um novo rumo à Yeborath, um espaço localizado em Évora, que se dedica ao Design, Publicidade e Brindes Personalizáveis. Fique a conhecer este projeto e a sua potencialidade em https://www.facebook.com/Yeborath

A COLZA ESTÁ A RENTABILIZAR A AGRICULTURA ALENTEJANA

A nova grande aposta dos agricultores alentejanos é a colza, uma cultura oleaginosa, que serve para a produção de biodiesel. Os agricultores estão a apostar nesta planta para fazer a rotação de culturas, por ter baixos custos de produção e uma boa rentabilidade.

Esta plantação, que tem dado cor aos campos alentejanos, requer pouca água e tem um preço relativamente estabilizado, fechado em bolsa, permitindo aos agricultores assegurar o escoamento da matéria produzida. Com a área de produção a aumentar de ano para ano, estima-se que nos próximos anos possa rondar os 6 mil hectares. Algo que dependerá também do estudo acerca dos tipos de cultura que melhor se adaptam à região. No ano passado a produção rendeu em torno de 3 mil quilos por hectare.

MACAU INVESTE 150 MILHÕES EM SETÚBAL

O casino de Tróia despertou o interesse do empresário David Chow, conduzindo a um investimento sem precedentes em Setúbal, onde serão construídos um hotel, um bloco com 60 apartamentos, uma marina e novas instalações para o Clube Naval Setubalense. O projeto da Macau Legend Development, que pode chegar aos 250 milhões, arranca em 2017 e prevê novas ligações fluviais entre as margens do Sado.

SINES NAVEGA POR NOVOS MARES

O Sines Tecnopolo, BIC Alentejo, organiza o “Por Novos Mares – Jornadas da Economia do Mar”, um evento terá várias vertentes, entre os dias 8 e 10 de julho, com destaque para uma conferência, uma Feira do Mar e um concurso de embarcações sustentáveis: o Aporvela Project Race.

ÉVORA: EMBRAER JÁ TRABALHA EM AVIÃO MILITAR

O KC 390 é o maior projeto aeronáutico alguma vez criado em Portugal. Um avião de carga da fabricante brasileira Embraer, encomendado pela Força Aérea Brasileira, e mais de metade da sua aeroestrutura tem como base tecnologia portuguesa. São mais de 450 mil horas de engenharia, entre conceção, design e cálculos de 1.600 peças da aeronave. Cerca de 56% do avião foi da responsabilidade de engenheiros portugueses do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA), onde estiveram também envolvidas a unidade da Embraer, inserida na OGMA, em Alverca, e a fábrica de componentes de Évora.

BEJA: 3 MIL PARTICIPANTES NO FÓRUM DE EXPORTADORES DA CPLP

São esperados mais de três mil participantes na III edição do Fórum da União dos Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP), entre 6 e 9 de julho, em Beja. Depois de Lisboa e Braga, a cidade alentejana vai juntar pequenos e médios empresários à procura e potenciarem negócios na Europa, África América e Oceânia, sob a égide da CPLP.

Páginas