10 Março 2017      16:14

Está aqui

PRIMEIRO DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE EM PORTUGAL É NO ALENTEJO

Reguengos de Monsaraz, no Alentejo Central, vai ser o primeiro destino turístico inteligente em Portugal, através da implementação de um sistema de sinalização e informação turística inteligente no concelho, baseado numa nova tecnologia com dispositivos eletrónicos denominados “beacons”. Estes dispositivos serão colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística pedonal e vão fornecer informação atualizada aos turistas através de BLE – Bluetooth Low-Energy para smartphones.

O sistema é simples. Sempre que o turista se aproxima das placas recebe informação no seu smartphone em vários idiomas através do “beacon” instalado nesse local, permitindo-lhe compreender a sua localização com alto grau de precisão, assim como os pontos turísticos que se encontram nas proximidades, as unidades de alojamento, os restaurantes, os operadores turísticos, os produtores de vinho, o comércio, as exposições que pode visitar e toda a programação cultural no concelho.

José Calixto, o presidente do município e entusiasta das novas tecnologias defende que com a implementação deste sistema “o concelho vai ser o primeiro destino turístico inteligente em Portugal, ligando residentes, turistas e visitantes aos locais de interesse, transmitindo-lhes informações atualizadas e contextualizadas de acordo com o sítio onde estão e propondo-lhes sugestões de visitas”. O autarca afirma que “este sistema vai também contribuir para o desenvolvimento económico, para beneficiar a segurança rodoviária e a circulação pedonal, assim como para melhorar a imagem do concelho com uma sinalização homogénea de menor impacto visual na paisagem e no espaço urbano”.

Reguengos de Monsaraz é assim o  primeiro destino turístico inteligente do país e o segundo em toda a europa já que o município espanhol de Aranda de Duero tem este sistema instalado desde 2014, tornando-se no primeiro local na Europa a transmitir informação aos turistas através de “beacons”.

 

Na imagem de capa, Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz.