24 Junho 2016      11:05

Está aqui

PRAIAS ALENTEJANAS SEM NADADORES SALVADORES

Há várias praias nos concelhos de Odemira, Sines e Grândola, no litoral alentejano, que ainda não têm vigilância assegurada, por falta de nadadores salvadores.

Segundo as associações Resgate e Seagull Rescue, que asseguram anualmente a vigilância na maioria das zonas balneares da região, ainda não há nadadores salvadores nas praias de Almograve e Malhão (Odemira), Melides (Grândola) e Morgavel, Vieirinha e Ilha do Pessegueiro (Sines). No concelho de Santiago do Cacém as praias também não estão ainda vigiadas, mas a abertura da época balnear está prevista apenas para sábado.

Apesar de todos os anos existir uma certa dificuldade na contratação de nadadores salvadores atempadamente, devido à sazonalidade da atividade, geralmente assegurada por jovens estudantes ainda em fase de exames nesta altura, o presidente da Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano Resgate, António Mestre, afirma que este ano a situação é "mais crítica", apontando críticas à alteração da formação certificada, que passou a ser lecionada por entidades privadas.

Contudo, o comandante Nuno Galhardo Leitão, do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), em declarações à Lusa, refuta haver dificuldades provocadas pela passagem da formação para entidades privadas, argumentando terem sido formados mais nadadores salvadores do que no ano passado. Frisando que falta de nadadores salvadores "é um falso problema", assegurando que nos próximos dias, com o fim dos exames, "muitos jovens vão para as praias trabalhar".

Imagem daqui.