27 Março 2017      16:30

Está aqui

ILUSTRAÇÃO INFANTIL DINAMIZA CASTELOS ALENTEJANOS

A exposição de ilustração infantil patente desde o dia 24 de março no Castelo de Viana do Alentejo, no Alentejo Central, resulta de um projeto educativo iniciado em 2009 destinado a crianças do 1º ciclo. Baseado em duas histórias infantis de Teresa Varatojo, criadas, especialmente, para integrar propostas de dinamização de dois monumentos históricos, os Castelos de Viana do Alentejo e de Evoramonte, este projeto serviu de base para o trabalho de Sandro Parreira, formado em pintura pela Universidade de Évora. O projeto resultou na edição de dois livros com diversa informação histórica que contêm um jogo sobre, neste caso, o Castelo de Viana do Alentejo.

A exposição “A Vaquinha Violeta e o Coelho Malaquias e A Andorinha Filó e o Urso Serafim”, de Sandro Parreira integra assim o ciclo anual que o Município promove em colaboração com a Junta de Freguesia Viana com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo. Uma parceria que, segundo Ana Cristina Paes, Técnica Superior da Direção Regional de Cultura do Alentejo, “é importante pois permite manter a gestão e atividade regular no Castelo de Viana do Alentejo”.

Também o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, realçou a importância do ciclo de exposições que visa, na sua opinião, “valorizar os artistas do concelho e o seu trabalho, mas também promover os produtos endógenos dando-os a conhecer a todos aqueles que nos visitam”.

A exposição está patente ao público até dia 28 de maio e pode ser visitada de manhã entre as 9h30 e as 13h00 e durante a tarde das 14h00 às 17h30. A partir de 1 de abril a exposição está aberta ao público entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.