22 Março 2017      15:19

Está aqui

CAPITAL DO PORCO ALENTEJANO COM A MAIOR MOSTRA DO MUNDO RURAL

A Vila de Ourique, no Baixo Alentejo, já entrou em contagem decrescente para a XI edição da Feira do Porco Alentejano, uma iniciativa da autarquia e da Associação de Criadores do Porco Alentejano. A iniciativa tem sido umas das âncoras do cluster do Porco Alentejano, que correu sério risco de extinção e levou os decisores locais a salvaguardar a sua cultura.

Não é por acaso que Ourique é a "capital" do porco alentejano. Desde então a a fileira desenvolveu-se e recuperou a importância daquela indústria para a economia regional.

Neste momento e segundo a ACPA, a Associação de Criadores de Porco Alentejano, há 45 explorações activas na região, que cumprem com os requisitos exigentes na produção daquele animal, isto é, criações em montado de azinheiras e sobreiros, em pastagem livre, onde pastam livremente.

Acrescem ainda três empresas transformadoras, uma delas exportadora para o Brasil, China, Macau e Hong Kong, que está a ampliar a fábrica, o que permitirá aumentar a produção de presuntos e paletas e criar novos postos de trabalho.

Por isso a Feira do Porco Alentejano é uma oportunidade para provar o melhor da gastronomia alentejana e saber tudo o que há a saber sobre este animal único. Mas também se destaca a música na 6ªfeira, com Sangre Ibérico e Ala dos Namorados e no sábado com Miguel Araújo.

Imagem de capa de agronegocios.eu