12 Fevereiro 2016      17:16

Está aqui

ALENTEJO PERDE 8 PESSOAS POR DIA

As contas são da Associação Alentejo de Excelência, que promove uma conferência sobre Despovoamento no Interior para discutir essa inexorável perda de gente e que está a sangrar a região desde 1950. 

O debate decorre no próximo dia 25 de Fevereiro, na Universidade de Évora, às 15 horas, procura respostas e propostas para combater o despovoamento e promover a fixação das populações e lança para o efeito lança um concurso de ideias aberto à população a que chamou Start & Go Alentejo.

Para além disso o encontro conta com um conhecedor desta realidade e com créditos no território. Falamos de Frederico Lucas, do projecto Novos Povoadores. São convidados ainda Luis Leite Ramos, Deputado à Assembleia da República e Coordenador do Estudo Territórios de Baixa Densidade, Territórios de Elevado Potencial, e Luis Moreno, investigador no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

Os Novos Povoadores

Os novos povoadores são, nas palavras da organização, pioneiros que reconhecem as mais valias de uma vida mais tranquila sem prejuízo de uma postura profissional activa. Isto é, gente que vem da cidade para o campo, transferindo para aí os seus negócios ou criando novos negócios, e que com isso induzem dinâmica nos territórios despovoados.

Frederico Lucas é empreendedor social na área da competitividade territorial e orador motivacional de empreendedorismo.

Diretor Executivo da APMRA - Associação Portuguesa de Marketing Rural e Agronegócio e Coordenador do Programa Novos Povoadores, organização que patrocinou a instalação de 128 empresas em território rural e gerou 179 novos postos de trabalho em Meio Rural.

Assumiu recentemente a função de Embaixador do Programa Mentores para Migrantes, uma iniciativa do Alto Comissariado para as Migrações I.P.

A entrada na conferência é livre mas obriga a inscrição atravé do mail info@alentejodeexcelencia.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.